Vamos marchar!!!!!

23/03/2015
Comunicação Fetaema
Trabalhadoras Rurais que integram o Coletivo de Mulheres da Fetaema, debateram durante toda esta segunda-feira(22), sobre as várias estratégias de garantir a presença das maranhenses na Marcha das Margaridas 2015. Uma presença que vai muito além de um lugar no ônibus ou nas fileiras no dia do Ato da Marcha, mas acima de tudo na luta por direitos que ainda precisam ser conquistados.
O Coletivo ainda debateu sobre a pauta das mulheres do Maranhão, que deverá ser entregue ao governador Flávio Dino.
O momento também foi de reflexão sobre o lançamento da Marcha das Margaridas 2015, que acontece no Conselho Deliberativo da Federação nesta quarta-feira 25.
Conhecendo a Marcha das Margaridas!!!
A Marcha das Margaridas é uma ação estratégica das mulheres do campo, da floresta e das águas que integra a agenda permanente do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – MSTTR e de movimentos feministas e de mulheres do Brasil.
Realizada a partir do ano 2000, tem revelado grande capacidade de organização e mobilização. Seu caráter formativo, de denúncia e pressão, mas também de proposição,diálogo e negociação política com o Estado, tornou-a amplamente reconhecida como a maior e mais efetiva ação das mulheres no Brasil.
Com o lema “2000 Razões para marchar Contra a Fome, a Pobreza e a Violência Sexista”, a primeira Marcha das Margaridas foi construída em adesão à Marcha Mundial das Mulheres e realizada durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Essa Marcha teve um forte caráter de denúncia do projeto neoliberal, quando as trabalhadoras rurais apresentaram para o governo sua pauta de reivindicações para negociação.
A experiência acumulada, desde então, possibilitou a ampliação das Marchas seguintes, de modo que grande parte destas reivindicações voltou a integrar a pauta da Marcha realizada no ano de 2003. Em diálogo com o governo Lula, seguimos ampliando a pauta em 2007, com proposições que foram fundamentais para repensar a política para mulheres no país. No entanto, foi em 2011, no governo da primeira mulher eleita para Presidência do Brasil, Dilma Roussef, que obtivemos nossas maiores conquistas.
 
© 2008-2017 fetaema.org.br - Todos os direitos reservados.