FETAEMA realiza oficinas do projeto técnico-social da Habitação Rural em Humberto de Campos

20/07/2015
Mônica Alves
Duas comunidades da cidade de Humberto de Campos (Achuí e Serraria) foram privilegiadas neste mês de Julho, pelo programa PNHR – Programa Nacional de Habitação – e com a visita das secretarias de Políticas Sociais, Secretaria de Mulheres e Juventude e a Secretaria Agrícola e Meio Ambiente (coordenadora do programa) da FETAEMA – Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais na Agricultura do Estado do Maranhão, na realização de oficinas, palestras de conscientização, visitas domiciliares e fiscalização das construções e que teve como objetivo debater diretrizes do PNHR não apenas vinculado à edificação de moradias, mas também, uma qualificação técnico-social das famílias beneficiadas dessas novas casas.

Somando a participação do projeto técnico-social e do programa que subsidia a produção de unidades habitacionais aos agricultores familiares e trabalhadores rurais, 43 estão sendo as famílias beneficiadas em Achuí e 29 famílias em Serraria.

Mesmo o programa sendo instituído com a construção de casas, representantes das secretarias da FETAEMA esclarecem que o PNHR vai muito além da construção de habitações. Requer, principalmente, um fortalecimento social, de conscientização e participação dessas famílias no movimento sindical. Além de intervir na solução de problemas que dificultam o acesso a políticas públicas e sociais de uma enorme parcela presente no meio rural maranhense.

Na oportunidade das visitas, as famílias, além de serem beneficiadas pelos trabalhos sociais, receberam cartilhas de Planejamento Familiar, Higiene e Saúde, Liderança Comunitária: Associativismo e Cooperativismo, Organização das Mulheres no Campo e também foram favorecidas com um kit de higiene bucal e corporal.

Um ponto que chamou bastante a atenção de secretários e assessores da Federação foi a receptividade, a participação e o otimismo das comunidades em receber o projeto, o qual é uma mudança em nível qualitativo.

AGENDA

Os próximos municípios que vão receber as visitas das secretarias de Políticas Sociais, Secretaria de Mulheres e Juventude e a Secretaria Agrícola e Meio Ambiente (coordenadora do programa) da FETAEMA, do dia 23 à 30 de Julho, são:
• Anapurus
• Duque Bacelar
• Pio XII
 
© 2008-2017 fetaema.org.br - Todos os direitos reservados.