28 de Julho, Dia do Agricultor

28/07/2015
Mônica Alves
Foi do presidente Juscelino Kubitschek - JK (Presidente da República entre 1956 e 1961) as frases "reverenciar as pessoas que se dedicam ao cultivo da terra" e "o Brasil deve grande parte de sua prosperidade à economia agrícola".

Foi com essa frase também que, nesta data, 28 de Julho, foi instituído o dia do Agricultor. Data criada em razão de ter sido neste dia, no ano de 1960, a fundação do Ministério da Agricultora, no mandato do presidente JK.

É claro que não precisaríamos e nem se precisa de uma data estipulada a comemorar e perceber a importância do homem do campo, isso é notório todos os dias, visto que a maior prova de que o país é dependente da mãos de obra agrícola, é quando vemos as mesas de nossas casas recheadas.

Em suma, a importância da agricultura se dá em diferentes aspectos: a) produção de alimentos para toda a sociedade; b) geração de matérias-primas para a posterior industrialização; c) geração de empregos, embora esses sejam mais diminutos atualmente; d) desenvolvimento da economia, com a geração de riquezas e aumento das exportações.

A FETAEMA - Federação dos Trabalhadores e Trabalhadores na Agricultura do Maranhão ressalta, portanto, o Dia do Agricultor e faz essa singela homenagem em prol e em reconhecimento dos trabalhadores e produtores do campo!
 
© 2008-2017 fetaema.org.br - Todos os direitos reservados.