FETAEMA promove encontro com autoridades para debater Reforma da Previdência

13/02/2017
Assessoria de Comunicação - Fetaema

Nos dias 16 e 17 de fevereiro de 2017, a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (FETAEMA) realizará um amplo debate sobre a reforma da Previdência Social que atualmente está em tramitação no Congresso Nacional.

Além das lideranças sindicais de todo o estado, foram convidados a participarem do evento vereadores, prefeitos, deputados estaduais, federais e senadores do Maranhão. Na pauta de discussões estão os impactos negativos desta reforma para os trabalhadores, que diminuirá a chance de aposentadoria e pode ser um fator de êxodo no campo.

Na proposta enviada pelo governo ao Congresso, o trabalhador rural passaria a ter uma contribuição individual, em vez da contribuição sobre a venda, como ocorre hoje. “Além de ser muito prejudicial aos trabalhadores e trabalhadoras rurais, esta reforma terá grave impacto na economia das cidades, especialmente no interior do estado”, avalia o presidente da FETAEMA, Chico Miguel.

Segundo o assessor da Secretaria de Políticas Sociais da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Evandro Morello, a reforma da previdência, como está proposta atualmente, pode fazer com que cerca de 70% da população rural não tenha sequer a expectativa de um dia alcançar a aposentadoria.

As dificuldades poderão desestimular, sobretudo, o trabalhador jovem. Para aprofundar o debate sobre este tema e suas repercussões, será promovido este evento, que se começará no dia 16.02, às 8h, com um café da manhã, para que em seguida se inicie o debate com as autoridades. 

 
© 2008-2017 fetaema.org.br - Todos os direitos reservados.