FETAEMA realiza encontro Estadual de Idosos, Idosas Rurais e Terceira Idade

17/07/2017
Assessoria de Comunicação Institucional - FETAEMA

Aconteceu, nos dias 11, 12 e 13 de julho, o Encontro Estadual de Idosos, Idosas Rurais e Terceira Idade, promovido pela Federação de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras do Estado do Maranhão (FETAEMA).

A atividade reuniu cerca de 130 trabalhadores e trabalhadoras rurais idosos(as) das 10 regionais que compõem a FETAEMA no Centro de Estudo Sindical Rural (CESIR), no município de São José de Ribamar.

O primeiro dia de atividades começou com a apresentação do coral Coral Vozes de Sabedoria, do SESC formado por cantoras idosas. O coral cantou o Hino Nacional e canções populares do Maranhão. Em seguida aconteceu a abertura política do evento, realizada pela diretoria da casa e o lançamento da Campanha de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa do Campo. 

Trata-se de uma mobilização realizada pela Secretaria de Terceira Idade, Idosos e Idosas Rurais da FETAEMA para sensibilizar a população do estado para essa questão. Será lançado um vídeo institucional e haverá distribuição de panfletos informativos.

Também foram realizadas palestras com a médica gerontologista Jacira Serra, com o Arte Terapeuta André Lobão, com a coordenadora do Centro de Apoio e Prevenção à Violência contra o Idoso, Isabel Lopzic e com o Presidente do Procon-MA, Duarte Jr. 

Houve uma mesa de debates com a participação da Secretária de Trabalhadores e Trabalhadoras da Terceira Idade da CONTAG, Josefa Rita da Silva, o secretário de Terceira Idade, Idosos e Idosas Rurais da FETAEMA, Joaquim Alves e o secretário de Juventude da FETAEMA, Geová Goes, que discutiu temas como sucessão rural e as relações intergeracionais e a Construção da Política da Terceira Idade para o MSTTR.

A programação cultural contou com a participação do Tambor de Crioula do SESC, formado por idosas e idosos. Também foram realizadas atividades físicas e fisioterapeuticas com os participantes.

No último dia de atividades, o secretário Joaquim Alves recebeu, em nome da FETAEMA, uma Moção de Aplausos e Reconhecimento pela realização da Campanha de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, oferecida pela Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Maranhão (CEDIMA).

 
© 2008-2017 fetaema.org.br - Todos os direitos reservados.