1º MarchaFest mobiliza juventude e mulheres da regional do Baixo Parnaíba

28/08/2017
FETAEMA

Entre os dias 23 e 25 de agosto a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (FETAEMA) realizou, no município de Paulino Neves, na regional do Baixo Parnaíba maranhense, o 1º MarchaFest, atividade que mobilizou cerca de 200 trabalhadores e trabalhadoras rurais para discutir temáticas relacionadas a juventude e gênero no campo. 

No primeiro dia do MarchaFest foi realizada uma grande mesa de debates, que reuniu autoridades regionais e diretores da FETAEMA. Na ocasião, foi realizada uma análise de conjuntura pelos secretários da FETAEMA de juventude, Geová Goes, de mulheres, Lígia Daiana Alves, de reforma agrária, Lúcia Vieira e de políticas sociais, Lina Soares. 

"Houve uma ampla participação de toda a região, especialmente das mulheres que são sempre muito aguerridas e animam de forma especial as mobilizações políticas da FETAEMA", disse Lígia Daiana Alves.  

Na manhã do dia 24 aconteceram oficinas com os participantes, sobre os temas “Relações de Gênero e Políticas Públicas para Mulheres”, “Políticas Públicas para juventude e Sucessão Rural”, “Sexo e Sexualidade” e “Drogas”. O resultado das oficinas foi sistematizado na carta do 1º MarchaFest para a sociedade e para os governos, com reivindicações e demandas da juventude e das mulheres do campo. 

Na parte da tarde aconteceu o grande ato que empresta o nome ao encontro - MarchaFest. Os 200 participantes, em marcha, cruzaram a cidade desde o auditório da secretaria municipal de educação, passando pela ponte da cidade até a praça principal, manifestando-se contra as retiradas de direitos, especialmente a reforma trabalhista e a reforma previdenciária.

As atividades desportivas envolveram não somente a juventude, pois os participantes da terceira idade e idosos e idosas rurais estiveram envolvidos em atividades recreativas específicas para o grupo. O encerramento do encontro contou com a participação do prefeito de Paulino Neves, Roberto Silva Maues, e do deputado estadual Levy Pontes, a quem foi entregada a carta produzida pelos participantes.

 
© 2008-2017 fetaema.org.br - Todos os direitos reservados.