Peritos Federais Agrários participam de reunião na FETAEMA

23/10/2017
Comunicação FETAEMA

(FETAEMA COMUNICA) - Na última sexta-feira (20.10) a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (FETAEMA) recebeu diretores do Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários para uma reunião sobre a proposta do sindicato para a reestruturação do Instituto Nacional de Reforma Agrária (INCRA). 

 

Os diretores do SindPFA apresentaram à secretária-geral da FETAEMA, Lívia Karla, e para os assessores de Política Agrária, Hilton Reis, e de relações institucionais, Evandro Barbosa, a proposta da entidade para um novo modelo de governança agrária.

 

Para o sindicato é necessário excluir das atribuições do INCRA o fomento direto à reforma agrária, a seleção de famílias para os assentamentos, a implantação dos assentamentos e a concessão de crédito, dentre outras atribuições que atualmente competem ao INCRA. 

 

A proposta dos peritos federais agrários é que essa atividades sejam compartilhadas  com outros entes federativos o que, segundo eles, garantirá mais eficiência das políticas públicas de desenvolvimento rural e segurança jurídica. 

“O INCRA é hoje o órgão que tem a missão institucional de realizar o ordenamento da estrutura fundiária brasileira, mas esta política nunca foi prioridade na autarquia. O INCRA hoje faz tudo, e faz mal”, afirma o documento entregue à FETAEMA durante a reunião. 

 
© 2008-2017 fetaema.org.br - Todos os direitos reservados.